Campinas, 14 de Outubro de 2008
Eco-energy, Ecoelce – uma oportunidade de desenvolvimento urbano e humanosustentável – resíduos podem criar condições de mudanças culturais e decidadania.
O prêmio concedido pela ONU, World Business and Development Awards (Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento), foi entregue em Nova York, em 24-setembro/2008, pela Câmera do Comércio Internacional, pelo Fórum Internacionalde Líderes de Negócios e pelo PNUD.”Este programa está em operação na concessionária Coelce, em produção efetiva desde abril de 2007, com resultados positivos de 3,3 mil toneladas de resíduos retiradas para reciclagem entre abril-2007 e agosto-2008. Este movimento foipremiado pela Anprotec como melhor pôster em 2007, eleito entre os 20 projetos internacionais que comporão uma série televisiva patrocinada pelo”Pacto Global das Nações Unidas” e melhor trabalho apresentado na sessão de meio ambiente no SENDI 2008 (Seminário Nacional de Energia Elétrica), entre outros prêmios empresariais aferidos a Concessionária do Ceará (Coelce).
Gestão do conhecimento, tecnologia e suporte à operação: KNBS
A COELCE (Companhia Energética do Ceará) empresa do grupo espanhol Endesa, em parceria com a KNBS Telecomunicações e Informática Ltda. vêm realizando desde 2006 o programa que está se mostrando um novo conceito de relacionamento com os seus consumidores, principalmente de baixa renda, mas facilitando também ações sociais e ambientais aos de maior poder aquisitivo. Este programa constitui um novo paradigma social e uma nova forma de tratamento e de pagamento das contas de energia elétrica da população.
O programa consiste basicamente na troca de lixo reciclável (ou resíduos) por créditos na conta de energia elétrica dos consumidores, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem.
O cenário para o sucesso deste novo conceito de relacionamento com o seu consumidor e com o meio ambiente consiste na existência de fatores típicos das grandes cidades do país. De um lado, há necessidade de organizar a coleta de material reciclável (realidade que se manifesta pela atenção que a economia informal vem dispensando a esta atividade, em que crescem cada vez mais o número, porte e presença de catadores de lixo). Por outro lado, existe o esforço que os consumidores realizam para o pagamento de contas e a Concessionária, para seu atendimento e controle de inadimplência, principalmente às faturas de pequenos valores.
O empreendimento tem por objetivo principal organizar um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos com valor de mercado e através destes, contribuindo com a sua destinação, propiciar a liquidez das contas de energia da população, principalmente, mas não somente, de baixa renda.
O programa gera uma série de benefícios sociais na medida em que torna legítima e adequada uma rede de relacionamentos entre indivíduos e organizações garantindo todo o ciclo produtivo. De fato, é de fundamental importância a abordagem social do programa, que objetiva não apenas promover uma solução tecnológica, mas contribuir para uma mudança cultural e de atitudes no modo de vida da população, favorecendo o uso racional dos recursos naturais, melhorando as condições de higiene e, em última análise, colaborando com práticas de cidadania e sustentabilidade.
A organização do conhecimento, a tecnologia e suporte operacional deste programa está a cargo da empresa KNBS – Knowledge Networks & Business Solutions, que desenvolveu a estrutura de negócios e o sistema de controle, faturamento, administração, supervisão e auditoria para a sua operacionalização. A UNIFOR – Universidade de Fortaleza realizou a pesquisa inicial de caracterização da oportunidade de mercado e viabilizou as primeiras relações com as empresas de coleta e processamento de resíduos para o programa. A coelce, empresa do grupo Endesa, dentro de seu espaço operacional acreditou no potencial desta mudança social. Colocou energia e organizou o seu faturamento para os créditos, definiu estratégias locais e fomentou as mudanças educacionais e de valorização humana necessárias ao sucesso deste projeto e à sua manutenção.
Mais informações podem no site www.ecoelce.com.
Contatos diretos pelo e-mail: froes@knbs.com.br ou fone: (19) 3295 3314 ou (19) 9765 2751.