A KNBS – Knowledge Networks & Business Solutions – acaba de renovar contrato com a CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz para a continuidade do desenvolvimento de pesquisas, com o objetivo de promover melhorias no processo de sistematização da análise do consumo de energia fora de perfil. A empresa realiza o trabalho há um ano e meio e é a única do setor que presta esse tipo de serviço à operadora.
O objetivo do trabalho é a criação de mecanismos que possam avaliar elementos fraudadores, através de pesquisa e da utilização de técnicas de mineração de dados (datamining), ou seja, correlação de informações. O histórico do cliente, incluindo valores de consumo mensal e média esperada da classe de consumo, é avaliado para oferecer dados que possam levar a uma verificação de uma fraude contra o sistema.
Através da metodologia de acompanhamento, indicada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – a KNBS criou uma estrutura de registro de documentos e das atividades realizadas. “O sistema permite a verificação da qualidade da pesquisa e do desenvolvimento realizados”, afirma o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da KNBS, Carlos Alberto Fróes Lima.
Segundo Fróes, os resultados são apresentados aos colaboradores da companhia que utilizam os dados para o desenvolvimento de melhoria dos processos operacionais da concessionária e comprovadas nas verificações (inspeções) in loco realizadas.