Smart Kustomer – Conceitos

Implantar Smart Grid é reconhecer a necessidade de incentivar o uso Consciente e Racional de recursos.

O uso da energia e água, sua relevância para a vida moderna e o conforto associado, tem alavancado debates sobre o uso eficiente e consciente de recursos, um fator importante na cadeia do desenvolvimento humano.

Para as concessionárias de energia e água, se o consumidor for o eleito e respeitado como decisor no processo, horizontes diferentes serão conquistados, resultado da estruturação inteligente de suas redes e do “novo” negócio.

Segundo o IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), um dos problemas da humanidade está na insustentabilidade dos padrões de produção e de consumo no mundo, porque já estão além da capacidade de reposição do planeta. Os modos de viver atuais são incompatíveis com os recursos disponíveis. É indispensável praticar padrões de consumo que poupem recursos porque essas questões ameaçam a sobrevivência da espécie humana.

No Brasil, os setores de abastecimento de energia e água tem atravessado importantes alterações estruturais, uma vez que o monopólio público vem evoluindo para um modelo caracterizado pela participação do capital privado, bem como pela modernização, pela busca de oferta de serviços agregados e pela organização para a transformação do consumidor em efetivo cliente e participante econômico-decisor.  Este ambiente necessita de soluções especiais, considerando o modelo produtivo da empresa de energia, para a ampliação do relacionamento com este novo perfil cliente, para o incentivo à eficientização e  para a mudança de hábito de consumo. Isto pode ser realizado por meio da disponibilização de informações de medições de consumo.

Conhecer o cliente, segmentar adequadamente a comunicação, integrar com o negócio atual e evoluí-lo em um modelo que garanta o retorno do investimento são soluções que a KNBS – por meio de sua expertise em Gestão do Conhecimento e em soluções de Smart Grid – está apta a entregar às concessionárias, realizando um trabalho de parceria, apoiando e dando suporte a este momento histórico de mudanças.

Características, Funcionalidades e Benefícios

Motivação geral

  • A entrega da informação ao cliente pode ser feita via web ou smartphones, com possibilidades de integração de módulos, como o de celular, às condições operacionais existentes na concessionária.
  • Utilização de técnicas e métodos da arquitetura Smart Grid para criar soluções de gestão de consumo de energia elétrica e água, de tarifação e medição baseadas no conhecimento do consumo e da demanda
  • Validação de ambiente multitecnologias de comunicação através da análise de consistência de dados
  • Validação de comunicação e gestão da medição
  • Validação e consolidação de dados de telemetria, multimedição e gestão de informações
  • Qualificação e implantação de plataformas operacionais que permitam oferecer indicadores para cada usuário e as próprias utilities no acompanhamento dos hábitos de consumo
  • Elencar as dificuldades regulatórias e buscar soluções para ROI (retorno dos investimentos) na implementação de redes inteligentes

Motivação social

  • Desenvolver o envolvimento e o exercício de cidadania do consumidor através da monitoração e auditoria da cadeia de produção: criar o hábito de consumo racional
  • Apresentar de forma adequada o uso da energia no ambiente doméstico e auxiliar no seu controle
  • Conscientizar sobre o uso considerando a economia, o conforto, o bem estar, a participação social e planetária
  • Fornecer condições de verificar os gastos realizados nas contas de energia e estimar gastos com mudanças de comportamento
  • Permitir um senso energético e de água residencial
  • Contribuir para o desenvolvimento ambiental (eficiência energética)
  • Contribuir com as ações e políticas públicas de sustentabilidade

Busca-se integrar o consumidor ao processo, como cliente e decisor, como agente e responsável por uma conduta que caracterize compromissos com o planeta e com a sua comunidade.

Faça download do folder deste produto.

Deixe-nos apresentar os recursos e as oportunidades de solução,  resultados e benefícios para a sociedade e para o negócio de energia e água.

Este conhecimento foi gerado com o apoio financeiro da

Rolar para cima