Resultados = inteligência

A medição diferenciada, o controle da medição, o reconhecimento da qualidade da energia, dos processos e custos da interação da rede, da obsolescência dos recursos e das possibilidades de inovação devem ser exercitadas.

Smart Grid preconiza conhecer a rede. Ressaltamos que devem ser conhecidos todos os elementos na rede, passivos e ativos. Devem ser garantidos novos processos de atendimento ao cliente, reconhecido também como parte integrante (e participante) da rede.

Sistema de relacionamento com clientes via videoconferência (Posto Avançado de Atendimento ao Consumidor por Videoconferência) (cabeça de série)

Desenvolvimento feito: qualificação de uma plataforma de atendimento em vídeo conferência, customizada para a concessionária, postos de atendentes e estação de supervisão, no qual o consumidor tem interação direta com o atendente. Inclui novos processos, compromissos organizacionais e postura de atendimento, como controle de funcionamento dos equipamentos (totens), com supervisão constante de suas funcionalidades e comunicação; melhorias de segurança e controle antivandalismos; controle, auditoria e supervisão das funções de atendimento; funcionalidades de apoio ao atendente para ampliação de seu repertório de serviços, com gravação de voz, controle de documentos encaminhados, controle de fila de atendimento.
Área Foco: atendimento a cliente (contact center)
Local: Fortaleza, CE.
Contratante: COELCE – Companhia Energética de Ceará
Duração: Nov/2010 a maio/2012
P&D ANEEL

Sistema de religamento e corte de unidades consumidoras com tecnologia Bluetooth (cabeça de série)

Desenvolvimento feito: sistema computacional e dispositivo de comando, acoplado à rede de energia elétrica e instalado no poste da rede de distribuição, para realizar religamentos e cortes em múltiplas Unidades Consumidoras (UC), com tecnologia bluetooth para transmissão e recepção de comandos à distância, usando equipamentos  baseados em Smartphone
Área Foco: perdas comerciais e controle de religações
Local: Fortaleza, CE
Contratante: COELCE – Companhia Energética de Ceará
Duração: out/2010 a fev/2012
P&D ANEEL

Sistema de análise de consumo e perfil de clientes residenciais através de smart grid (Solução de Rede de Serviços de Baixo Custo com Tecnologia PLC para Acesso à Internet em Banda Larga com Integração de Medições Individualizadas de Energia Elétrica e Água em Conjuntos Habitacionais da Periferia de Grandes Cidades para a Gestão da Eficiência Energética (GEE))

Desenvolvimento feito: Sistema de Gestão Integrada de Serviços com tecnologias smart grid, voltado ao segmento de conjuntos habitacionais de regiões carentes/remotas. Visa a gestão da eficiência energética sustentável e o incentivo à cidadania dos moradores pela racionalização de recursos. A solução foi desenvolvida considerando os serviços de acesso à Internet em Banda Larga e telemedição de consumo de energia elétrica e abastecimento de água. O projeto buscou demonstrar a sustentabilidade para a solução tecnológica na medição de consumo e a qualificação de sua eficiência, integrando os serviços de energia elétrica, abastecimento de água e telecomunicações.  Do ponto de vista do consumidor, a melhoria introduzida diz respeito à ampliação de oportunidades disponíveis com a inclusão digital, não apenas com o acesso a um portal de Internet Banda Larga, associada a mudança cultural, com o envolvimento para a conscientização quanto aos volumes de energia e água consumidas, mudanças de hábito de consumo e reconhecimento do valor da energia/água.
A questão de educação e manutenção do conhecimento das famílias no uso consciente e na verificação constante do uso de energia também foi estabelecida e agregada.  A concepção do sistema permitiu, além de fornecer dados de leituras em períodos da ordem de minutos, caracterizando perfis de consumo ao longo do dia – valores de pico, vazões nulas, entre outros, que o cliente simulasse o consumo da sua residência, com o reconhecimento das condições próprias de uso, das limitações quanto ao conforto e seus dispêndios financeiros.
Considerou-se o uso das informações coletadas, o volume, complexidade e correlação de dados para a organização da estrutura tecnológica, numa arquitetura da solução organizada por serviços, uma modelagem consistente, alinhada com as possibilidades de negócios das empresas, integração com seus sistemas legados e outros nichos de inteligência.

Área Foco: implantação de redes inteligentes
Local: São Paulo, Campinas, SP
Duração: jul/2009 a out/2011
FINEP – Subvenção Econômica à Inovação – 2008

Planejamento, controle e gerência na troca de lotes de medidores no parque instalado, caracterizando ganhos antes da substituição (Sistema de Apoio à Decisão, Planejamento, Gestão e Automação de Substituições de Lotes de Medidores)

Desenvolvimento feito: No atendimento a este escopo e no processo metodológico foram incorporadas inteligência analítica e determinística nas avaliações feitas e processos de regras de negócio e associações (Inteligência Artificial).  Na construção do sistema e base funcional os dados foram organizados em um datawarehouse com as informações de tempo como base (trazendo o comportamento de consumo para caracterizar os possíveis retornos financeiros das substituições), em uma avaliação sistemática.  A análise estatística traduz correlações de troca e a construção de cenários de estudos e possibilidades de comparação entre eles para a tomada de decisão pelo analista de negócios e de medição.
Foram construídos modelos multidimensionais, considerando a integração das dimensões tempo, granularidade (tipos de medidores, local de instalação, fornecedor, modelos…), etc, com a integração com dos dados efetivos da concessionária, com interface e indicadores de atualização dos dados.
Esta modelagem permite a tomada de decisão por comparação de possibilidades de retorno, bem como a avaliação estatística de lotes, a um custo menor que as abordagens lineares de retirada para aferições realizadas atualmente, permitindo o estabelecimento da menor amostra que caracterize o comportamento do lote em análise. Desenvolvimento das regras computacionais, formalização e auditoria do processo operacional implantado para a definição das inspeções e substituições, pela indicação de lotes com problemas detectados, pelo registro das aferições e pelo modelo estatístico com indicações de índices de perdas ou inconsistências operacionais.
Foi feita também a avaliação temporal de correlação de consumo estimado e efetivado antes e depois da aplicação do plano de substituições, intrínseco ao modelo de retorno de investimentos e retorno de energia esperado com a substituições, bem como na comparação entre estudos.

Área Foco: Engenharia, Comercial e Substituição de Medidores
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: Abr/2009 a Mar/2011
P&D ANEEL

Ferramenta de Suporte a Aplicações Smart Grid para Tratamento de Perdas Comerciais e de Parâmetros de Qualidade de Energia Elétrica

Desenvolvimento feito: viabilidade técnica da solução de suporte ao tratamento de perdas comerciais das concessionárias com aplicações smart grid
Área Foco: controle de perdas e qualidade da energia
Local: Campinas, SP
Duração: ju/2009 a dez/2009
PIPE fase 1 – FAPESP

Desenvolvimento de metodologia de monitoramento permanente da curva de aferição dos medidores eletromecânicos que atenda as normas do INIMETRO, as exigências da CSPE e as necessidades da Empresa (Gestão Estatística de Medidores)

Desenvolvimento feito: identificação dos lotes de medidores que geram uma redução de perdas de faturamento para a concessionária, salvaguardando os direitos dos usuários e da concessionária.
Área Foco: Engenharia e medição
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: Nov/2007 a Out/2008
Parceiros: Unicamp (desenvolvimento de equipamento de aquisição de dados dos medidores para aferição)
P&D ANEEL

Sistema de comunicação e organização de medição (Modelagem e Algoritmo de Verificação e Auditoria de Medição e Faturamento)

Desenvolvimento feito: Modelagem, implantação, validação e auditoria de medição e faturamento. Foi utilizada uma nova estrutura de comunicação de medição, agregada a medidores eletrônicos de energia, baseada em ferramentas inteligentes e sistema de leitura e faturamento (foi utilizada comunicação via tecnologia bluetooth nos medidores). Foi desenvolvido um sistema para a coleta de dados destes medidores eletrônicos, através de smartphones, utilizando o protocolo ABNT na sua camada de dados. Através do processamento local, foram disponibilizados dados de qualidade de energia com indicações de fraude no elemento de medição.
Área Foco: faturamento, medição e engenharia de redes
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulistana de Força e Luz
Duração: Nov/2006 a Out/2008
P&D ANEEL

Sistema de religamento e corte de unidades consumidoras com tecnologia Bluetooth

Desenvolvimento feito: dispositivo ativo para religamento e corte de unidades consumidoras, utilizando tecnologia BLUETOOTH associada aos medidores de energia.  Ativação, comandos, controle e comunicação com o uso equipamentos tipo smartphones. Buscou-se: efetuar religação/corte de unidades consumidoras à distância; reduzir custos de operacionalização de religação e corte; permitir a redução do número de viagens improdutivas para executar religamentos e cortes de energia; desestimular a inadimplência; aumentar a segurança de acesso ao Sistema pelos técnicos responsáveis pela religação/corte das unidades consumidoras; comunicar-se diretamente com o sistema de medição de energia sem a necessidade de acesso direto à unidade consumidora; e aumento da produtividade da equipe técnica.
Área Foco: perdas comerciais e controle de religações
Local: Fortaleza, CE
Contratante: COELCE – Companhia Energética de Ceará
Duração: Jun/2006 a Mai/2008
P&D ANEEL

Planejamento de Redes de acesso PLC (Projeto de Ilhas PLC para a Inclusão Digital)

Resultados: implantação de sistema de controle e planejamento de acesso PLC na rede elétrica da cidade de Barreirinhas, MA. Adicionalmente foi feita a organização e normalização da documentação da rede, e geradas facilidades operacionais para a tomada de decisão.
Área Foco: oferta de serviços diferenciados na rede de energia
Local: Maranhão
Duração: fev/2007 a fev/2008
Parceiros: Cemar e APTEL (Projeto Ilha Digital de Barreirinhas)

Ferramental de gestão de redes de acesso PLC (Ferramenta de Planejamento de Sistemas de Transmissão de dados em Banda Larga via a Infraestrutura da Rede de Energia Elétrica)

Desenvolvimento feito: ferramenta de software voltada ao planejamento da rede de acesso à Internet em banda larga via a infraestrutura da rede de energia elétrica, usando a tecnologia PLC. Ferramenta georeferenciada para auxílio às atividades de planejamento e implantação da rede de distribuição de energia elétrica.
Esta solução permite também a elaboração de estudos e simulação dos parâmetros que caracterizam a comunicação de dados/voz/imagens pela rede de energia elétrica, como a largura de banda, a qualidade de transmissão do sinal utilizado e demais fatores que influenciam a tomada de decisão para a implantação e planejamento do negócio de telecomunicações agregados a estrutura física existente.
A ferramenta inclui a modelagem, armazenamento e controle de ativos (recursos físicos e lógicos das redes de energia elétrica e da rede de telecomunicações  a serem suportadas pela rede elétrica) com processos que mantem o controle da planta instalada e planejada.  Permitem uma visão da rede atual e futura, de energia e para a prestação dos serviços de telecomunicações, envolvendo os principais recursos e equipamentos (concomitantemente com a tecnologia PLC) relacionados à rede de acesso.

Áreas Foco: negócios relacionados a rede de acesso PLC e controle de ativos das redes de energia e telecomunicações
Local: Campinas, SP
Duração: mar/2005 a fev/2008
PIPE – FAPESP

Consultoria e desenvolvimento de estrutura de negócios para implantação de uma rede PLC para suporte a serviços de telecomunicações para concessionária de energia

Consultoria: planejamento estratégico da estrutura de telecomunicações e de serviços para a implantação de serviços sobre a rede de energia elétrica e fibras, com uso de tecnologia PLC e outras
Área Foco: desenvolvimento de negócios de telecomunicações sobre a rede elétrica (VIACELG)
Local: Belo Horizonte, BH / Goiânia, GO
Contratante: FITEC/CELG
Duração: Dez/2005 a Maio/2006

Sistema de Planejamento de fluxo de carga para a rede de energia (Desenvolvimento e Implementação de Sistema de Atendimento e Planejamento de Novas Cargas na Rede de Distribuição)

Desenvolvimento feito: sistema para automatização do processo de estudo e planejamento da distribuição, através da integração de ferramentas e bases de dados legados e novas metodologias e topologias, permitindo: simular transferência de carga entre alimentadores de distribuição; definir o tap dos transformadores de distribuição com maior precisão; diagnosticar, com maior confiabilidade, possíveis problemas de queda de tensão e carregamento; proceder a atualização dos alimentadores de distribuição, no que se refere a sua topologia.
Área Foco: planejamento de redes de distribuição
Local: Natal, RN
Contratante: COSERN – Centrais Elétricas do Rio Grande do Norte
Duração: Jun/2005 a Mai/2006
P&D ANEEL

Medição diferenciada com RF com uso múltiplas leituras armazenadas (Medidor Multi Fatura para Consumidores de Acesso Restrito)

Desenvolvimento feito: Pesquisa de opções de sistemas de medição e tarifação de energia considerando a problemática de IMPEDIMENTO DE ACESSO, avaliação dos impactos mercadológico (aceitação dos consumidores e/ou clientes), empresarial (redução de custos) e técnicos (segurança, operacionabilidade e funcionalidade), com foco em sistemas de medição com multiposições de leitura.  Inovação no uso de memória local para armazenar múltiplas informações de leituras em data-hora programada para fechamento do faturamento.  Leituras feitas por equipamento de rádio frequência, garantindo a informação de medição em locais/horários com dificuldade de acesso.
Áreas Foco: medições e faturamento
Local: Campinas, SP
Contratante: CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz
Duração: maio/2004 a abr/2006
P&D – ANEEL

Projetos de pesquisa e desenvolvimento coordenados por Dr. Carlos Alberto Fróes Lima.

Rolar para cima